Consultoria tributária e defesa administrativa e judicial em processos tributários

Imagem ilustrativa para o serviço de Consultoria tributária e defesa administrativa e judicial em processos tributários: mãos de uma pessoa aparem, uma segurando um papel, outra fazendo contas em uma calculadora

Consultoria tributária e defesa administrativa e judicial em processos tributários

Os tributos representam uma parte substancial no passivo das empresas atuantes no Brasil. O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário estima que 33,4% (ou 1/3) do faturamento das instituições privadas são destinados ao pagamento de tributos. Não obstante, a complexidade e burocracia do sistema tributário, além do excessivo número de taxas, impostos e contribuições dificultam ainda mais as atividades do setor empresarial.

Além disso, vive-se um momento economicamente desfavorável para as empresas.

São diversos os índices que comprovam tal estagnação: a crescente alta dos juros e da inflação; a vertente queda no Índice de Confiança do Consumidor; a diminuição do poder de compra do brasileiro, causado pelo aumento do desemprego; a dificuldade de obter crédito e a diminuição da renda são apenas alguns exemplos. Os resultados negativos nesses indicadores comprovam a existência de um cenário desfavorável para a rentabilidade e lucros das empresas, que cada vez mais se veem obrigadas a reduzir custos e planejar suas atividades.

Por isso, tornou-se indispensável às empresas o acompanhamento jurídico preventivo, no intuito de estabelecer planejamentos que foquem na redução das despesas tributárias a curto e longo prazo. 

Essencial também é o acompanhamento das demandas fiscais administrativas e judiciais. A falta de atuação das empresas nesses litígios acaba por ocasionar situações – como a imposição de multas e penhora de contas bancárias – que afetam o patrimônio empresarial de forma inesperada e negativa, causando prejuízos irreparáveis.

whatsapp button